PILATES

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente. Esse método, desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida.

O Método Pilates tem como objetivo fortalecer os músculos e articulações e melhorar a flexibilidade do corpo. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

O sistema tem diversas influências, entre elas a Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, meditação Zen, abordagem analítica da mecânica corporal, postura e respiração corretas. Ao longo dos anos, alunos do próprio Joseph Pilates e praticantes do método Pilates de todo o mundo fizeram importantes contribuições. Citam-se, como exemplos, o aperfeiçoamento e a criação de novos exercícios, o aprimoramento de equipamentos e a invenção de novos aparelhos.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.


Os principais benefícios do pilates são:
- Melhorar o equilíbrio e a flexibilidade;
- Corrigir a postura;
- Aliviar o estresse mental e físico,
- Fortalecer e tonificar integralmente o corpo;
- Melhorar a respiração;
- Estimular a consciência corporal global;

O pilates é indicado para:
- Indivíduos sedentários;
- Pessoas que praticam qualquer atividade física;
- Pessoas que sintam dores nas costas e estresse;
- Indicação médica;

O pilates é contra indicado para:
- Pessoas que não são autorizadas pelos médicos para poder realizar atividades físicas.
- Hipertensos sem controle de medicamentos.

História do Pilates


Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha. Quando criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Determinado a melhorar sua condição física e respiratória estudou o corpo humano. Fez mergulho, esqui e ginástica.

Em 1912, mudou-se para Inglaterra, onde ganhava a vida como boxeador, artista de circo e treinador de auto-defesa de agentes ingleses. Por ser alemão, foi preso em Lancaster, durante a primeira guerra Mundial e depois foi transferido para a Ilha de Man. Tornou-se enfermeiro e treinou diversos estrangeiros com seus exercícios, que posteriormente fez com que seu método fosse reconhecido, quando nenhum dos internos daquele campo de concentração faleceu em conseqüência a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Inglaterra em 1918.

Após a guerra, Pilates aperfeiçoou seu programa de exercícios em conjunto com a polícia alemã. Os princípios do seu método estão enraizados nas filisofias orientais, como Yoga e nas filisofias e métodos de educação corporal ocidentais. 
Em 1926 nos Estados Unidos, abriu o primeiro studio de pilates utilizando seu método, que na época era denominado “Contrologia”.

"Realize seus exercícios com o mínimo de esforço e o máximo de prazer!" - Joseph Pilates