HISTÓRIA DOS EQUIPAMENTOS DE PILATES

CADILLAC

Este equipamento foi inspirado nas camas hospitalares do campo de concentração na 1ª Guerra Mundial, onde Joseph Pilates foi recluso, atuando como uma espécie de enfermeiro. Ele adaptou alguns acessórios como alças, molas, etc, pois como percebeu que havia criado um equipamento de grande porte, o relacionou com o carro mais requintado daquela época: Cadilac. Devido à altura do equipamento o profissional pode executar a correção dos praticantes numa postura adequada. As barras e os diversos acessórios auxiliam na execução dos movimentos para praticantes saudáveis ou na reabilitação de lesões. Praticantes em níveis avançados utilizam as barras de ferro localizadas na parte superior do equipamento, similar as acrobacias realizadas por ginastas em barras paralelas. Neste aparelho versátil a mais de 80 exercícios que podem ser executados, sem considerar as variações. Neste equipamento Joseph Pilates não estabeleceu uma ordem pré-estabelecida específica. Foi desenvolvido para corrigir as necessidades individuais, ou seja, estimular mudanças de desequilíbrios, favorecer o desenvolvimento da força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade desenvolvendo o centro de força.



REFORMER


Foi criado como um carro que corre sobre uma plataforma de madeira. Foi composto por molas, alças e tiras de couro (hoje estas tiras são cordas). A resistência das molas pode ser alterada para diminuir ou aumentar a potência, dificultando ou facilitando a execução dependendo de cada movimento. Existem cerca de 100 exercícios diferentes que podem ser executados: deitado, ajoelhado, sentado e de pé. Este equipamento possui uma série de exercícios com a intenção de estabelecer movimentos constantes e fluentes. O praticante através do uso da força do peso do próprio corpo contra a resistência das molas.




CADEIRA


Pilates ao trabalhar com artistas de circo obteve inspiração para criar a Wunda Chair que também utiliza-se da resistência das molas. Foi adaptada para pequenos apartamentos onde pudesse sentar e exercitar-se ao mesmo tempo. Ela permite uma ampla variedade de movimentos, exigindo fortalecimento, flexibilidade muscular, controle do equilíbrio e um bom alinhamento corporal. Nela podemos trabalhar em várias posturas tais como: sentado, deitado, apoiado nos joelhos, em frente, atrás, em pé sobre a cadeira. As molas podem ser alteradas conforme o exercício e a intensidade.








OS BARRIS: SMALL BARREL, LADDER BARREL










Small Barrel (conhecido como meia-lua), é o menor deles.

O Ladder Barrel que foi inspirado no aparelho denominado “Cavalo” da ginástica olímpica. Os exercícios nos barris trabalham no alongamento axial e descompressão discal, além de promover um alinhamento e equilíbrio entre os grupos musculares do tronco e corrigir maus hábitos posturais. Pode-se trabalhar em decúbito dorsal, ventral, em cima e lateral.






















Fotos: http://www.metalifepilates.com.br

Comentários