Flacidez nos braços pode ser combatida com a prática de pilates - Saúde e Ciência - Extra Online


Desirée de Oliveira dá um thauzinho sem medo de fazer feio: ela faz pilates para os braços. Foto: Marcelo Franco

Depois que a modelo Luiza Brunet, de 47 anos, revelou que para manter firme seu poderoso "tchauzinho" ela se dedica, há alguns anos, ao pilates, agora é a vez da atriz Desirée de Oliveira, do programa "Zorra Total", da TV Globo, arregaçar as mangas e mostrar que a técnica já traz benefícios aos braços com apenas três meses de prática.
- Estou adorando as vantagens do pilates para manter a forma. Quero que meu adeusinho fique lindo, porque vou me casar no ano que vem, e terei que acenar muito - conta Desirée, de 29 anos.
Há três meses, a atriz está fortalecendo a musculatura do braço na Clínica de Pilates Physio Center, na Barra da Tijuca. Seu treinamento, orientado pela professora de educação física e fisioterapeuta Fernanda Garcia, é focado em três exercícios diferentes para tríceps e em outros dois para bíceps, com dez repetições cada um:
- Fazemos um trabalho de treinamento desportivo associado ao pilates. As pessoas pensam que o método é apenas algo para alongar, mas não. Durante a prática, os músculos devem ser fortes e flexíveis. Isso aumenta a rigidez.
A professora explica que a técnica se baseia na aplicação correta da força, na tonificação dos músculos e no alongamento. Os exercícios são trabalhados de dentro para fora do corpo, levando em conta a respiração suave. Os movimentos são constantes, mas realizados sem pressa e com muito controle para evitar o estresse.
- É importante revezar os movimentos para trabalhar o corpo de forma integrada. Mas, no caso do braço, um bom aparelho é o Cadillac, que tem molas que ajudam a pressionar e gerar uma força maior na região.
Antes de fazer pilates, Desirée praticava corridas matinais, mas se sentia agitada demais: - O pilates me fez prestar atenção na respiração enquanto faço o exercício.

Adrielle se exercita no aparelho de pilates. Foto: Gustavo Azeredo


Técnica vira mania na Baixada 
          
Adrielle se exercita no aparelho de pilates, em Nova Iguaçu.
A agitação das salas de malhação está cada vez mais perdendo espaço para o pilates na Baixada. Em Nova Iguaçu, o Estúdio Carla Barros, na academia Fórmula do Corpo, tem três aulas ao longo do dia e todas estão lotadas.
- Antes, a técnica era mais procurada por idosos. Agora, os mais jovens estão conhecendo o método e aproveitando os benefícios - explica Carla Barros.
Ela ressalta que o sistema de exercícios melhora a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.
A administradora Adrielle Braga, de 31 anos, já pratica há três anos. Ela conta que nem quis esperar passar dos 30 para começar a malhar corretamente os braços, e evitar a flacidez.

Aprenda a malhar em casa

Esticar
Dobre os braços junto ao corpo, com as mãos para cima. Levante as mãos e estique os braços bem devagar. Faça cinco séries do exercício com dez repetições.

Alongar 
Estique os braços para frente, na atura do ombro. Junte uma palma da mão na outra. Abra e feche os braços. Repita três vezes, contando até dez a cada movimento.

Flexão 
Em posição de flexão, com os pés juntos e os braços esticados, deixe o peso no centro do corpo. Faça três séries de dez flexões.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/flacidez-nos-bracos-pode-ser-combatida-com-pratica-de-pilates-391209.html#ixzz1g2UpaI3j

Comentários