CICLOS


A teoria dos 5 Elementos possui ainda 3 Ciclos; Ciclo de Geração, Ciclo de Controlo e Ciclo de Invasão, citaremos então cada um deles:


No ciclo de Geração, os elementos estimulam e nutrem-se uns aos outros. Metaforicamente, esta relação representa-se como mãe e filho, na qual um elemento dá origem a outro ou a mãe a nutrir o filho. Isto expressa-se da seguinte maneira: a Madeira dá origem ao Fogo; o Fogo dá origem à Terra; a Terra dá origem ao Metal; o Metal dá origem à Água; e a Água dá origem à Madeira. Assim, a madeira alimenta o fogo, o fogo produz cinza, que se transforma em terra, a terra dá origem ao metal formando minerais, o metal ajuda e nutre a água fornecendo substâncias vitais para a sua função de dar vida e a água por sua vez estimula o crescimento da madeira. 

No Ciclo de Controlo ou inibição, os elementos são colocados no diagrama tradicional com a forma de um Pentagrama (estrela composta por cinco retas e cinco pontas). Desta forma, manifesta-se a capacidade da natureza em manter os elementos debaixo de um controle de harmonia, de moderar o crescimento indiscriminado dos elementos para impedir que se originem mais do que uma patologia. Como vimos, cada órgão possui uma natureza de cada elemento e a sua harmonia fisiológica, tudo depende de um comportamento intrínseco entre as cinco fases. O fogo faz o metal maleável, brando e condutor. O metal corta a madeira e dá-lhe forma permitindo o seu uso. Quando a semente germina, rompe a terra atravessando-a e quando as raízes consolidam o solo, diz-se que o controlam, extraindo os seus nutrientes. As árvores produzem ecossistemas que mantêm o equilíbrio da terra, esta controla os cursos de água, dando-lhe sentido e direção e a água com sua natureza úmida e refrigerante mantém a temperatura do fogo dentro de um justo equilíbrio.

No ciclo de Invasão ou contra-inibição, os elementos entram numa dinâmica de desequilíbrio, quando um deles se manifesta de forma excessiva. Portanto controla excessivamente, domina ou inverte o ciclo de controlo. Isto ocorre quando um determinado órgão deixa de controlar o seu elemento correspondente. No caso de se produzir um desequilíbrio, a madeira afeta o metal, o fogo afeta a água, a terra afeta a madeira, o metal afeta o fogo e por último a água afeta a terra.
































Comentários